B2B ou B2C: Com quem estou falando?

Publicado em: 12/12/2018 00:00:00 Autor/fonte: NProjetos

Saber comunicar-se é uma qualidade imprescindível para toda e qualquer empresa, porém, diferentes públicos demandam diferentes formas de comunicação. Neste post, a NProjetos trará dicas de como dialogar com o seu público, seja ele B2B ou B2C. Mas, antes de mais nada,é preciso não só conhecer, mas entender o que significam essas duas siglas. 

 

B2B significa Business to Business, ou seja, corresponde às empresas que negociam com outras empresas. B2C, por sua vez, vem do inglês Business to Consumer, e é exatamente o contrário de B2B, uma vez que se refere às empresas que direcionam sua comunicação aos consumidores finais. B2B e B2C são consumidores de diferentes perfis, e por isso, necessitam de um tratamento específico.

 

B2B são empresas que negociam com outras empresas

 

Independentemente se sua empresa lida com outras empresas ou com consumidores finais, é preciso conhecer o seu cliente para que você possa estabelecer um diálogo assertivo e consiga vender o seu produto. Por isso, busque informações, pergunte, demonstre curiosidade, explore a história do seu cliente! Mais importante do que isso: descubra o que o motiva.

 

B2C são empresas que negociam com consumidores finais

 

Uma das principais diferenças entre os clientes B2B e B2C é a motivação que os leva a fechar um negócio. O público B2B caracteriza-se por sua racionalidade, portanto, ele irá analisar os prós e os contras do seu produto, o quanto ele terá que investir, bem como os lucros e benefícios que este produto poderá proporcionar a empresa dele a longo prazo. Esse perfil de cliente demanda uma linguagem mais técnica, e que seja capaz de o convencê-lo  da eficiência e qualidade do seu produto. Para isso, demonstre que você pensa na empresa do seu cliente como se fosse sua. A NProjetos é um exemplo de empresa B2B, uma vez que nossos serviços são destinados a outras empresas,que por sua vez, possuem os seus próprios clientes. 

 

O B2C, por sua vez, não age em prol da razão, mas sim da emoção. Este caracteriza-se por agir impulsivamente, de acordo com seu desejo, e assim, deixa a racionalidade de lado. Neste caso, uma boa dica é estabelecer um laço emocional com o cliente, mostre o diferencial do seu produto e como ele é indispensável para a vida do consumidor em questão. O segredo, seja seu cliente B2B ou B2C é colocar-se no lugar de quem está comprando. 

 

Agora que você já sabe com quem está falando e quais são os objetivos e desejos desse cliente, comunicar-se com ele ficará muito mais fácil. Além da linguagem, o tempo de negociação também é diferente para clientes B2B e B2C. Enquanto o B2C tende a ser uma negociação muito breve e sem entraves, o B2B costuma ser mais analítico, e por isso envolve um longo processo de negociação.  Tenha paciência, e lembre-se da importância de escutar o seu cliente. É importante ressaltar que essa diferença na forma de dialogar não deve se fazer presente apenas na relação olho a olho, mas sim também na linguagem utilizada nas mídias digitais da empresa. 

>>> Leia nosso post sobre a importância dos blogs para o crescimento da sua empresa

 

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Comunicando-se de maneira adequada com os seus clientes, logo você irá presenciar o crescimento da sua marca. A NProjetos é especialista na criação de sites para empresas em geral. Entre em contato conosco, conheça nossos produtos e peça já um orçamento!

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