Como gerar leads para sua empresa

Publicado em: 10/12/2018 00:00:00 Autor/fonte: NProjetos

Se você trabalha com vendas, provavelmente já deve ter ouvido falar em algum lugar “aumente seus leads”, “saiba como gerar leads” ou algo similar. Mas, você sabe o que, de fato, é um lead? O termo lead se refere aos clientes em potencial para a sua empresa. A geração de leads é uma estratégia advinda do inbound marketing, que é uma tática de mercado que tem como principal intuito estudar o público-alvo, compreender suas características e motivações a fim de trabalhar de forma  mais assertiva no funil de vendas. 

 

Gerar leads é o primeiro passo para aumentar a sua receita

 

A ação de gerar leads consiste no trabalho realizado para prospectar pessoas que demonstram interesse pelo produto oferecido pela sua empresa, e que por esta razão, tornam-se automaticamente clientes em potencial. Normalmente, são pessoas que através de pesquisas ou indicações chegam até seu site em busca de um produto oferecido. Mas nem todos os visitantes do seu site são clientes em potencial. O que diferencia o simples visitante de um lead é o interesse. Os visitantes são usuários que chegaram até o seu site por algum outro motivo que não seja o interesse de adquirir o seu produto, podem ser concorrentes sondando o seu negócio ou estudantes fazendo pesquisas, por exemplo. Já um lead já chega ao seu site com um interesse pré-determinado. Mas como tornar esse lead, esse cliente em potencial em uma venda consolidada? Despertando sua curiosidade e estabelecendo uma conexão!

Para isso, é preciso apresentar um conteúdo interessante, que seja capaz de prender a atenção do lead para posteriormente convertê-lo. Uma boa forma de capturar um lead é por meio do preenchimento de um simples cadastro para fazer o download de um e-book, por exemplo. Desta forma, além de conceder informação ao lead, você terá os dados dele para que possa entrar em contato. Essa forma de prospecção não só contribui para que o estabelecimento de contato com o cliente aconteça de forma mais natural, uma vez que o cliente chegou até o seu produto, e não o inverso, como também faz com que a credibilidade da sua empresa aumente com o público-alvo.

 

Os leads possuem um interesse pré-determinado

 

Acompanhe o nosso raciocínio. Os leads chegam até o seu site procurando por determinado produto, porém ainda em fase de análise. Posteriormente, o lead passará pela fase de reconhecimento da necessidade de solucionar determinado problema, e por isso, considera a adesão do seu produto. Ao longo desse processo, sua empresa estabeleceu contato, ofereceu conteúdo e conquistou a confiança do lead em questão. Por fim, o lead faz a sua avaliação final e realiza a compra do seu produto. Essa é a expectativa criada através da geração de leads.

 

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Mas é claro, nem sempre um lead é convertido em venda, mas mesmo que isso não venha a acontecer, o trabalho não será perdido. Isso porque, nada impede que futuramente o lead venha a se interessar pelo seu produto, e caso isso aconteça, o laço lead-empresa já terá sido estabelecido, e  será mais consistente do que no momento inicial. Mas para isso é preciso fazer a gestão de leads, e essa gestão é feita através do acompanhamento do cliente em potencial ao longo de todas as fases do já citado “funil de vendas”.

São inúmeras as vantagens que os leads podem proporcionar às empresas. Aumento da taxa de conversão, reconhecimento no mercado, conquista da confiabilidade do cliente, e claro, o aumento da receita. Faça uma site para a sua empresa, invista na criação de leads e decole no mercado!


 

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