Gerenciadores de conteúdo para sites

Publicado em: 06/12/2018 00:00:00 Autor/fonte: NProjetos

Se você tem um blog ou site, apresentar um conteúdo de qualidade sem dúvidas deve ser uma de suas prioridades. Porém, a produção de conteúdo não é uma tarefa tão simples quanto parece. Escrever não é uma questão de inspiração, mas sim uma questão de conhecimento, por isso demanda tempo e muita dedicação, afinal, não basta produzir um conteúdo qualquer, mas sim um conteúdo diferenciado e que tenha qualidade. Para que isso se cumpra, tradicionalmente costuma-se fazer uma pesquisa prévia sobre o assunto que se pretende abordar, para que assim, posteriormente, já com um repertório de informações, seja possível amarrar todos os dados em um texto para a publicação. Mas, graças à tecnologia, hoje esse processo pode ser facilitado. Como? Através dos gerenciadores de conteúdo!

 

Também chamados de Content Management System (CMS), os gerenciadores de conteúdo são basicamente uma ferramenta que auxilia quem não possui tempo e prática para desenvolver o conteúdo para sites. Essa ferramenta, além de possibilitar a edição e atualização de textos, também permite que você insira fotos, vídeos e quaisquer outros tipos de mídia que você deseje adicionar ao seu endereço eletrônico, mesmo que não tenha conhecimento sobre códigos de programação. Os gerenciadores de conteúdo, além de permitir a criação e adição desses itens ao seu website, também tem a função de armazenamento. Ou seja, todos os dados que você colheu anteriormente em sua pesquisa sobre o assunto, podem ser guardados no Content Management System! Essa função, além de facilitar o processo de criação de conteúdo, dá ao criador uma segurança extra, uma vez que dessa forma, os dados ficam salvos dentro desse sistema, e não apenas no computador em que as pesquisas foram realizadas.

 

gerenciador de conteúdoComo já citado anteriormente, outro benefício que o gerenciador de conteúdo contempla é em relação à grande autonomia que as empresas adquirem por meio da utilização dessa ferramenta, uma vez que muito tempo pode ser poupado através do uso desse sistema. Com esse tempo poupado, é possível dedicar-se à outras atividades da empresa, ou porque não fazer postagens com maior frequência? Outra vantagem é seu caráter minimalista. Ao mesmo tempo em que possibilita a inserção de inúmeros itens diferentes, os gerenciadores de conteúdo são fáceis de manusear, não exigem muita técnica e são versáteis, oferecendo as ferramentas necessárias para que você desenvolva um conteúdo original. Além disso, caso você queira dar um passo à frente, também é possível explorar a vasta gama de plugins disponíveis para os gerenciadores de conteúdo com diferentes funções, a fim de potencializar e personalizar ainda mais o seu endereço eletrônico.

 

Mas, é preciso saber também que o CMS se desdobra em outros quatro sistemas diferentes. O primeiro deles é o Web Content Management (WCM), que tem como carro chefe a organização prévia do conteúdo antes de sua publicação. Nesse sistema, o usuário tem total autonomia sobre o conteúdo. O segundo deles é o Enterprise Content Management (ECM), e está responsável pela distribuição do conteúdo. É este sistema que opera na organização dos dados coletados e os dispõe de forma estratégica. O Digital Asset Management (DAM), é a terceira parte do sistema que compõe o CMS e corresponde ao gerenciamento de mídias. Por fim, o Digital Experience Platform (DXP) realiza a integração das informações do seu site com o restante da teia, para que sua marca se destaque e ganhe visibilidade.

 

WordPress, Joomla e Drupal são as principais plataformas de gerenciamento de conteúdo utilizadas na atualidade, cada uma com suas vantagens e características próprias. Mas, independentemente da plataforma escolhida, não há dúvidas de que os sistemas de gerenciamento de conteúdo serão imprescindíveis para a atualização de seu site. Estabeleça os principais objetivos para o seu site ou blog, e não hesite em entrar nessa nova onda.

Posts Anteriores
  • Dezembro / 2018 - 3 posts
  • Novembro / 2018 - 2 posts
  • Outubro / 2018 - 2 posts
  • Julho / 2018 - 3 posts
  • Abril / 2018 - 1 post
  • Setembro / 2017 - 1 post
  • Agosto / 2017 - 1 post

(11) 4521-8900 / 99615-5454

Rua Pedro Alexandrino, 73
Sala 11 - Edifício DeLucca
Anhangabaú - Jundiaí - SP

Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta: 9h - 12h / 13h - 17h

 

Mapa do Site