Por que investir em produção de conteúdo?

Publicado em: 09/01/2019 00:00:00 Escrito por NProjetos

A partir do momento que a sua empresa tem um espaço na internet, como um site, um blog ou redes sociais ativas, é preciso apresentar um diferencial que seja capaz de prender a atenção dos usuários e clientes em potencial. Mas, destacar-se não é tão simples. Pense que, assim como você, muitas outras empresas possuem blogs ou sites, e que essa concorrência aumenta dia após dia. É nesse contexto que a prática do marketing de conteúdo se torna indispensável. Dentro das inúmeras possibilidades contempladas pelo marketing, hoje falaremos sobre como utilizar a produção de conteúdo a favor do seu empreendimento. Mas, como dar os primeiros passos?

 

O marketing de conteúdo, assim como qualquer outra estratégia mercadológica, exige planejamento. Pense no antes, no durante e no depois, tenha em mente os motivos pelos quais você está investindo em produção de conteúdo e estabeleça metas para que os resultados possam ser mensurados com maior facilidade. Veja a seguir o que você precisa estabelecer para dar início à produção de conteúdo destinado aos portais da sua empresa e destacar-se frente aos concorrentes.

 

1. Defina o público-alvo

Com quem você está falando? O que essa pessoa procura? Quais são os anseios, desejos e sonhos desse cliente em potencial? Em outras palavras, o que estamos tentando lhe dizer é que conhecer o seu público é imprescindível para que você possa produzir um conteúdo útil. Desenvolva personas, ou seja, perfis hipotéticos de pessoas que possam vir a se interessar pelo produto que a sua empresa oferece. Ah! Não queira abraçar o mundo! Direcionar seu negócio à um público mais restrito pode trazer resultados muito mais satisfatórios, afinal, o principal intuito do marketing de conteúdo é conseguir gerar novos leads.

 

2. Palavras-chave

A produção de conteúdo consiste também em uma forte estratégia de SEO, e por isso, desenvolver textos derivados das palavras-chaves que você busca indexar nos resultados de pesquisa podem contribuir com a melhora do posicionamento do seu site. Faça uma lista com, em média, 20 palavras-chaves, isso irá te auxiliar a determinar os temas a serem tratados.

 

3. Interesse dos usuários

O que realmente interessa aos seguidores e frequentadores do seu blog? Produzir conteúdo sobre qualquer tema te levará do nada a lugar nenhum, e acreditamos que este não é um dos seus objetivos. Aborde temas que sejam capazes de suscitar o interesse dos seus clientes em potencial, algo que gere interação e repercussão. Normalmente, temas que abordem assuntos locais e com certa atualidade geram maior engajamento entre os usuários.

 

4. Programe-se!

Atualizar os seus portais de seis em seis meses de nada adiantará. Por isso, é importante que você se organize e programe-se para atualizar seu blog e redes sociais com certa periodicidade. Assim, seus seguidores irão condicionar-se ao fluxo de conteúdo proporcionado pelo seu site. Por exemplo, se todas as quintas-feiras você produzir um novo texto para o blog, após algum tempo, essa atualização já será algo aguardado pelos seus seguidores. Faça com que os usuários criem hábitos! 

Caso você tenha dificuldades ou falta de tempo para administrar essa atividade, muitas empresas, como a NProjetos, realizam a produção de conteúdo e gestão de redes sociais. 

 

5. Integre uma rede a outra

Uma ótima dica é fazer posts no Facebook que façam links para o seu site ou mesmo para outras redes sociais. Além de contribuir para o engajamento e interação dos usuários com a sua página, também é um recurso que pode auxiliar no tráfego do seu site. Coloque essa estratégia em prática!

 

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