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Como usar os gatilhos mentais no marketing digital

Publicado em: 30/06/2021 Autor/fonte: nProjetos
Como usar os gatilhos mentais no marketing digital
Como usar gatilhos mentais?

Sabemos que gatilho mental é um termo que pode passar certo desconforto. Porém seu significado tem a intensão de trazer exatamente o sentimento contrário ao leitor.

Gatilho mental, na verdade, é uma técnica da psicologia que, se bem aplicada, com certeza trará sucesso para o seu negócio. 

Para utilizá-los, é necessário ter bom conhecimento sobre seus clientes e público-alvo e ter em mãos as ferramentas corretas.

Quer saber mais sobre quais são os gatilhos mentais e como aplicá-los? Então continue lendo!

 

O que são gatilhos mentais?

Primeiramente, é preciso saber o que são gatilhos. Dessa forma, gatilhos são tudo aquilo que, querendo ou não, chega na psiquê e traz um tipo de memória ou desperta algum tipo de sentimento, seja ele bom ou ruim.

Como exemplo podemos citar quando vemos uma imagem de sorvete e ficamos com vontade de comer sorvete.

Ou vemos a imagem de um animal fofo e sentimos alegria e ternura.

É desse jeito que os gatilhos mentais no marketing digital funcionam, ao despertar sentimentos e memórias ao leitor através de sons ou imagens que o irão atrair a comprar seu produto ou adquirir seu serviço.

Além disso, os gatilhos mentais são facilitadores que auxiliam na tomada de decisões, através de ações inconscientes.

 

Como os gatilhos mentais funcionam no marketing?

Inicialmente é preciso saber distinguir manipulação de persuasão. 

A manipulação tem a intenção de tirar proveito de algo, através de trapaças ou mentiras, trazendo vantagem para apenas um dos lados envolvidos.

Enquanto a persuasão influencia na escolha do outro, porém sem interferir em seu livre arbítrio e de forma honesta.

Desse modo, é importante ter em mente que se deve fazer uso de empatia, argumentação e compreensão, a fim de criar um cenário favorável tanto para você quanto para o cliente.

Eles devem ser usados em landing pages, e-mail marketing, conteúdos do seu site, como textos e páginas de venda.

 

Quais são os gatilhos mentais?

Os mais comuns são: Gatilhos de reciprocidade, autoridade, prova social, novidade, escassez e urgência, segurança, razão, afinidade e curiosidade. Vamos ver um pouco mais sobre alguns deles.

Escassez e Urgência

Pode-se dizer que esse é um dos mais importantes, pois ativa um gatilho de sentimento sobre perda de algo, como perda de uma oportunidade única.

Dessa forma, é possível usá-lo de diversas formas, como criando promoções por tempo limitado, criando edições limitadas de determinado produto e assim por diante.

Prova social

Esse tipo de gatilho está ligado a influência social que sofremos. Ou seja, se um grupo de pessoas compra determinado item e gosta, você também vai querer comprar e experimentar se o que aquelas pessoas falavam é verdade.

Assim, podemos usá-lo evidenciando os produtos ou serviços mais vendidos/utilizados e especificar os motivos da popularidade.


 

Reciprocidade

Esse gatilho se utiliza do princípio de dar sem querer nada em troca, pois sentimos a necessidade de retribuir.

Com isso, pode-se usar essa técnica em uma demonstração sobre um curso que será apresentado durante essa demo, ou a partir do envio de um brinde com uma compra para instigar a pessoa a comprar novamente.

Novidade e Curiosidade

Todos gostam de novidades, desse modo sempre que vemos algo novo, sentimos um tipo de gratificação, o que nos motiva a sempre procurar esse sentimento.

Ele pode ser implementado com o anúncio de uma breve novidade, uma nova versão e assim por diante, isso mantém o público cativado.

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