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O que é e qual é a importância da psicologia das cores no marketing digital?

Publicado em: 12/04/2021 Autor/fonte: nProjetos
O que é e qual é a importância da psicologia das cores no marketing digital?
A importância da psicologia das cores no marketing digital

 

As cores sempre tiveram importância no decorrer da história e até hoje influenciam muito na vida das pessoas. 

 

Ter o conhecimento da coloração que mais te favorece e quais delas são as mais adequadas para cada situação, irão te trazer muitas vantagens. No marketing digital, não é diferente. Cada detalhe importa e faz diferença ao impactar um usuário. 

 

Por exemplo, ter preto e vermelho em um consultório médico pode transportar  uma sensação pesada e negativa, uma vez que são cores fortes que lembram o sangue e o luto. Você não gostaria de ir ao médico para sentir que sofrerá e que se aproximará da morte, certo? Não é à toa que os consultórios são sempre claros, com cores brancas que passam a sensação de limpeza, segurança e paz. 

 

A coloração da marca de uma empresa, produto ou serviço, é capaz de incentivar, afastar e direcionar as pessoas que a visualizam.

 

Inclusive, isso é tão relevante que apenas uma mudança de cor de botão de compra no seu site pode aumentar ou diminuir as suas vendas.

 

Diante disso, é preciso fazer uma reflexão sobre qual é a imagem que você está passando para os seus clientes de acordo com a psicologia das cores. 

 

A seguir, nós, da nProjetos, te explicaremos o que é psicologia das cores e qual é a sua importância para o marketing digital. Continue lendo!

 

O que é a psicologia das cores?

 

Essa área da psicologia tem como função analisar, estudar e definir, cientificamente, o impacto que as cores geram nos seres humanos. 

 

Com essa ciência, descobriu-se como nosso cérebro identifica as cores e as transformam em sensações. 

 

Tendo a cor como um elemento extremamente relevante no desenvolvimento da comunicação, faz total sentido que busquemos entender como usar isso a nosso favor. 

 

Qual a importância das cores no marketing digital?

 

 

Cerca de 93% dos consumidores prestam atenção nos recursos visuais da marca ou produto. 

 

Além disso, segundo uma pesquisa do Neil Patel, 85% da razão de alguém decidir comprar ou contratar algo está relacionada à coloração.

 

As cores trabalham de modo inconsciente no marketing digital, é como se fosse um poder de persuasão muito eficaz, apesar de estar “entre linhas”.

 

Além do mais, ao contrário de um texto de marketing que precisa de engajamento e necessidade de prender a atenção do leitor, ao fazer um bom uso dos pigmentos (em logos e em páginas de captura, por exemplo), o impacto é imediato. A coloração já passa uma mensagem poderosa que não precisa ser traduzida, visto que a interpretação dela é natural. 

 

Diante disso, para que você saiba qual efeito escolher para passar ao seu público alvo, tenha em mente a clareza de propósito.

 

A identidade visual é fundamental para transmitir com assertividade a energia do seu negócio.

 

As cores do seu logo, site, artes para as redes sociais tem que ter relação com aquilo que você oferece e trabalha. 

 

Analisar os concorrentes do seu segmento de mercado é uma excelente técnica para identificar quais são as cores mais recorrentes e, consequentemente, quais as que melhor passam um bom efeito.

 

Com a psicologia das cores no marketing digital, os usuários poderão, só de olhar, qual é o modelo, propósito, valores e temas abordados pelo seu empreendimento. 

 

Qual é o significado das cores?

 

 

Antes de analisarmos quais são as possíveis sensações que os pigmentos podem transmitir, é preciso também pensar sobre o contexto em que elas serão inseridas.

 

Todas as cores podem passar mais do que um significado, inclusive, até mesmo contraditórios. O vermelho, por exemplo, pode tanto comunicar amor quanto raiva.

 

Para que a ambiguidade de mensagens não ocorra no marketing digital, é preciso entender que a cor não é a única responsável pelo processo de comunicação. Com isso, há de haver sensibilidade no momento de construção da identidade visual.

 

Perceber qual é a cultura do público alvo é primordial para que não acabe se enganando. No Japão e na Índia, por exemplo, a cor branca é muito utilizada para representar o luto. Já no Brasil, o luto é associado a cor preta. 

 

No mais, estabelecer um contexto para o usuário torna a mensagem mais nítida e, por conseguinte, mais assertiva.

 

Amarelo

 

Da mesma forma que o pigmento vermelho, o amarelo também é um estimulador de apetite. Podemos citar como exemplo de marcas que possuem o amarelo e vermelho no logo: Habib's, Giraffas e Burger King.

 

Caso o amarelo esteja sozinho, há várias interpretações: alegria; perigo; otimismo; covardia; felicidade; traição; esperança; relaxamento; engano; animação.

 

No marketing digital, é muito utilizado para sinalizar e também no “call to action”, isto é, uma chamada para ação do leitor.

 

Azul

 

Ter o azul como um dos elementos visuais pode significar: confiança; limpeza; calma; depressão; estabilidade; lealdade; frio; paz; conservadorismo; fé.

 

Assim como o rosa, a cor azul tem vários tons que resultam em diferentes resultados no marketing digital.

 

Um azul mais claro transporta uma sensação de limpeza e frescor, o que é ótimo para usá-lo em um consultório de dentista, por exemplo. 

 

Quando se trata de um azul mais escuro, o efeito propagado pode ser de poder, confiança e segurança. 

 

Uma observação interessante é que não é recomendado que o azul seja usado em ambientes como restaurante ou fast food, visto que é capaz de reduzir o apetite. 

 

Branco

 

O branco é famoso por passar tranquilidade, limpeza e organização. Não é à toa que os hospitais tendem a usar esse pigmento.

 

Transmite sensações como: proteção; pureza; humildade; paz; simplicidade; juventude; nascimento; respeito; bom; estéril; clínico; precisão; clareza; afirmação;

 

Por ser considerada uma cor pura, ela tem o poder de salientar outras cores também. Por isso, no marketing digital, é interessante usar o branco como fundo de uma landing page. Assim, qualquer botão colorido será, verdadeiramente, destacado.

 

Laranja

 

Por ser um pigmento energético, tem a capacidade de animar o espectador, estimular a criatividade e atrair mais pessoas.

 

Essa cor pode representar: entusiasmo; calor; expansão; vibração; humor; energia. 

 

Por ser um pigmento alegre, consegue irradiar juventude pelas marcas. Além disso, ela é menos agressiva do que o vermelho, tornando-se mais agradável ao olhar. 

 

Marrom

 

Marrom é uma cor linda que fornece: excitação; casa; estabilidade; simplicidade; conforto; confiança; resistência.

 

Esse pigmento é ideal para usar quando se quer propagar seriedade e sofisticação ao mesmo tempo. Além disso, é muito associado com a natureza. 

 

Sendo assim, não é nenhum pouco surpreendente se pararmos para analisar marcas que possuem uma causa ambiental muito forte.

 

Além disso, também transmitem elegância e exclusividade. Por exemplo, marcas como Nespresso e CacauShow possuem o logo marrom e são associados a produtos diferenciados e “gourmet”.

 

Rosa

 

O rosa pode ter várias tonalidades, sendo as mais claras utilizadas para mostrar delicadeza, inocência e romantismo. Geralmente, estão muito associadas a marcas infantis e femininas.

 

Ao analisar tons mais fortes, percebe-se uma sensação de destaque, novidade, modernidade, algo inovador. Assim, também desperta-se curiosidade das pessoas que visualizam a marca e o produto que utilizam essa cor.

 

Em suma, as possibilidades de interpretação do rosa são: inocência; saúde; delicadeza; romantismo; leveza; feminilidade; amor; felicidade.

 

Roxo

 

O roxo é muito visto em marcas relacionadas a beleza, clínicas de estética e bem-estar. Isso acontece, pois, dentro de muitos significados que a cor violeta possa ter, alguns deles são nobreza, espiritualidade, respeito e sabedoria.

 

Com esse pigmento, também é possível irradiar: erotismo; intimidade; sensibilidade; conhecimento; poder; mistério; realeza; arrogância; criatividade. 

 

Verde

 

A primeira referência que se faz ao verde é o meio ambiente. Com a natureza vem a calma, harmonia, equilíbrio.

 

O verde também pode significar: cura; ciúme, perseverança; orgulho; renovação; inveja; boa sorte; inexperiência e até mesmo destruição. 

 

 Sicredi - uma instituição financeira corporativa, por exemplo, possui o verde como cor principal. Dessa forma, transmite-se a sensação de coerência e equilíbrio, além de calma e generosidade. O que é extremamente acolhedor em momentos de negociação e no relacionamento com o cliente.

 

Vermelho

 

O vermelho é um pigmento quente que chama a atenção das pessoas. 

 

O seu significado pode variar: raiva; paixão; fúria; desejo; excitação; agressividade; poder; perigo; amor; violência.

 

A cor vermelha é muito usada no marketing digital, marcas como a Coca-Cola e McDonald 's utilizam-a bastante, sendo uma das principais na identidade visual. 

 

Além disso, promoção, liquidação e “sale”, normalmente, estão em vermelho. Afinal, é chamativo, induz o indivíduo a tomar alguma atitude e também provoca excitação nesse contexto.

 

Preto

 

Esse pigmento é muito potente. Pode associar-se a: negação; poder; medo; riqueza; profundidade; mistério; modernidade; mal; elegância; tristeza; sexualidade.

 

Por mais que seja uma cor neutra, o preto é forte e pode trazer legitimidade. Com ela, também é possível passar a ideia de inovação, sofisticação e conservadorismo.

 

Se souber usar na medida certa, o preto pode destacar a sua empresa de maneira positiva.

 

nProjetos

 

Nós, da nProjetos, estamos mais que prontos para promover o melhor resultado para o seu negócio dentro do marketing digital.  

 

Temos 100% de compromisso e dedicação para com o cliente. Traçamos uma estratégia eficiente para atingir suas metas e objetivos.

 

Nosso atendimento é completo e exclusivo para que você se sinta extremamente satisfeito. 

 

Além disso, com mais de 10 anos de experiência no mundo virtual, estamos mais do que prontos para te receber!

 

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