nProjetos Performance - Qual é a diferença entre marketplace e loja virtual?
Carregando

Qual é a diferença entre marketplace e loja virtual?

Publicado em: 31/08/2021 Autor/fonte: nProjetos
Qual é a diferença entre marketplace e loja virtual?
Marketplace e loja virtual: Diferenças, conceitos e benefícios.

Não é raro encontrar pessoas que confundam os dois termos e mercados, afinal, ambas são plataformas de vendas online. 

No entanto ambos são bem distintos e, inclusive, proporcionam experiências diferentes tanto para o vendedor quanto para o consumidor.

Nos dias de hoje, as vendas online se tornaram imprescindíveis aos vendedores. O avanço da tecnologia nesse ramo vem trazendo maiores lucros através do mercado digital e, com toda a certeza, uma experiência de compra mais confortável e prática aos clientes.

Tendo isso em mente, quem não se utiliza dos mercados digitais, está perdendo dinheiro! 

Quer saber um pouco mais do assunto e entender a diferença entre lojas virtuais e marketplace? Então continue lendo!

 

O que são lojas virtuais (e-commerce)?

 

Em resumo, as lojas virtuais representam geralmente apenas uma marca e cuidam de todos os processos, desde atendimento ao cliente, até a logística de entrega dos produtos.

Através da plataforma de e-commerce, o vendedor precisa traçar suas próprias estratégias de marketing e identidade visual para o seu site, a fim de atrair a atenção dos clientes. Desse modo, você pode criar o layout do seu site como quiser, trazendo a sua identidade e a da marca à tona.

Além disso, é muito importante ter investimentos para divulgação da loja através de otimizações para mecanismos de busca (SEO) e diversas estratégias para melhorar o rankeamento do site. Assim, é preciso ter um certo investimento nessa área.

Os curtos normalmente são um pouco mais baixos que o marketplace pois existem plataformas que oferecem planos de valores fixos. Porém tudo depende de como você monta a sua lojinha.

Com as lojas virtuais, é importante que você fique bem atento à concorrência e procure se destacar, tanto em design e layout do site, quanto em conteúdos para um blog voltado ao assunto da loja, ou vídeos e assim por diante. 

A partir dessas ferramentas, você mostra autoridade e conhecimento sobre o assunto. Lembrando sempre de utilizar ferramentas de otimização para que os algoritmos de busca compreendam que o conteúdo é de qualidade. 

Além disso, crie cupons de desconto, faça promoções, crie um vínculo com o cliente e faça bom uso dos gatilhos mentais. Outra opção legal também é integrar de forma simples o marketplace em sua loja virtual.

Aqui no site temos ótimos textos detalhando um pouco mais sobre gatilhos mentais e ferramentas de SEO. Vale a pena dar uma conferida!

 

O que é o marketplace?

 

Em suma, o marketplace funciona de maneira parecida a um shopping, porém de forma virtual. Ou seja, é possível encontrar diversas lojas, inclusive que vendem o mesmo produto e comprar preços.

Com isso, no marketplace o foco não é se sobressair através de uma identidade visual e sim procurar uma estratégia para se destacar com o seu produto entre tantos outros iguais ou similares.

Dessa forma, invista em boas e chamativas fotos, pois essas são a porta de entrada para chamar a atenção do cliente. Da mesma forma, crie títulos diretos e claros e descrições completas, a fim de não deixar dúvidas. Permita ao cliente entender o que está vendendo ao primeiro olhar.

Com relação aos custos para essa plataforma, eles tendem a ser um pouco mais baixos. No entanto ainda é bastante importante se utilizar de ferramentas de otimização e utilizar do tráfego pago, muitas vezes oferecido pela própria plataforma, a fim de ranquear melhor os seus produtos.

Aqui no site também temos um texto bastante interessante sobre tráfego pago, dá uma olhadinha!

Como a concorrência no marketplace é bem grande, pois diversas lojas oferecem o mesmo produto ou um similar, uma ótima dica para sair na frente da concorrência é oferecer um serviço de boa qualidade. 

Tudo isso a fim de conquistar os clientes a comprarem novamente com você e trazerem um feedback positivo através da plataforma. Que geralmente traz a loja com maiores quantidades de feedbacks positivos no topo da página de pesquisa.

Dessa forma, tente mandar os produtos em embalagens adequadas para evitar imprevistos no envio e cumpra corretamente os prazos de entrega.

Com relação aos custos operacionais, a maioria das plataformas de marketplace tendem a cobrar taxas de aproximadamente 20% sobre o valor dos produtos. 

Além disso é importante ter em mente que há também os custos de tráfego pago ou frete grátis. 

Tudo isso pode aumentar sua visibilidade, porém reduzir sua margem. Portanto, fique atento a todas essas cobranças para não ter surpresas no seu orçamento.

 

 

Conheça a diferença entre marketplace e loja virtual.

 

Lojas virtuais x Marketplace

A seguir vamos expor algumas vantagens existentes para cada uma das opções de forma que você consiga visualizar mais facilmente o que pode lhe interessar.

 

Vantagens das lojas virtuais

 

  • Margem de lucro um pouco maior, visto que será um investimento sem intermediários.
  • Possibilidade maior de personalização de identidade de imagem da loja e, desse modo, maior alcance de consumidores.
  • Menor custo de manutenção, já que o pagamento geralmente é só da manutenção do plano do site.

 

Vantagens do marketplace

 

  • Baixo investimento inicial, visto que é necessário apenas ao trânsito pago que escolher.
  • Maior visibilidade do seu produto, visto que a divulgação ocorre de forma massiva.
  • Chance de aumento de vendas de acordo com o seu atendimento.
Últimos Posts
Posts Anteriores
  • Novembro / 2021 - 2 posts
  • Outubro / 2021 - 6 posts
  • Setembro / 2021 - 1 post
  • Agosto / 2021 - 3 posts
  • Julho / 2021 - 5 posts
  • Junho / 2021 - 4 posts
  • Maio / 2021 - 2 posts
  • Abril / 2021 - 4 posts
  • Março / 2021 - 2 posts

Contatos

[email protected]

(11) 94594-8808

(11) 4521-8900

Horário

Segunda a Quinta

Das 08h00 às 18h00

Sexta

Das 08h00 às 17h00

 

Endereço

Rua Pedro Alexandrino, 73 - Sala 11

Bairro Anhangabaú

Jundiaí - SP

Mapa do Site

análise de marketing digital  planejamento de marketing digital de performance  estratégia de branding no marketing digital  estratégia de remarketing no marketing digital  planejamento de marketing digital de performance  administração de marketing digital

 

Política de Privacidade

JS PROJETOS WEB DESENVOLVIMENTO E CONSULTORIA LTDA
18.952.217/0001-67