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Qual será o impacto da realidade virtual, como por exemplo o metaverso, para o Marketing Digital?

Publicado em: 13/05/2022 Autor/fonte: nProjetos
Qual será o impacto da realidade virtual, como por exemplo o metaverso, para o Marketing Digital?
"Os impactos da realidade virtual já alcançam o campo do Marketing Digital. Você sabia que, em pouco tempo, sua empresa poderá fazer todos os seus processos de forma online? Leia este artigo para saber mais sobre o futuro da tecnologia nos seus negócios!?

 

 

A realidade dos negócios já é integrar o meio digital aos seus lucros. Junto com as constantes transformações no mundo real, acontecem também as revoluções tecnológicas. Você certamente já comprou ou conhece alguém que realizou uma compra pela internet, seja em sites de venda ou via redes sociais. 

 

Estas empresas estão trabalhando com seu marketing digital. Atualmente, é importante para um negócio saber se posicionar no ambiente digital, se adaptando às novas tendências de mercado. Por isso, estar atento às novas tecnologias e procurar integrá-las à empresa é essencial para boas vendas e novos clientes. 

 

Hoje, a tecnologia já permeia a maior parte da cultura humana, e tecnologias como o metaverso buscam gerar experiências completamente imersivas em um ambiente virtual compartilhado. 

 

Você conhece os impactos que estas realidades virtuais geram para o Marketing Digital?

 

 

 

O que é e como funciona o metaverso?

 

 

O metaverso (“meta”, de além; “verso”, de universo) pode ser descrito como um universo virtual compartilhado por diversos usuários. Em seu espaço que tende a se aproximar cada vez mais da realidade, os usuários poderão interagir com o ambiente através de avatares.

 

Para isso, será necessária a utilização de equipamentos, como óculos de realidade virtual (RV), sensores de movimento e fones de ouvido, além de uma boa conexão. Assim, os avatares podem ter experiências imersivas em seu ambiente virtual, como jogos, reuniões de trabalho, shows e, principalmente, compras.

 

 Com a possibilidade de realizar mais atividades cotidianas em sua casa através da tecnologia, o metaverso é um mundo não-físico que replica atividades do mundo físico de forma interativa. 

 

As tecnologias do metaverso

 

  • Realidade Virtual (VR)

 

Um ambiente 3D que simula a realidade, a VR foi criada por um computador e permite a interação de seus usuários através de equipamentos externos, como fones, óculos e sensores. 

 

  • Realidade Aumentada (AR)

 

Inserindo elementos virtuais no mundo físico, a realidade aumentada combina aspectos do mundo virtual em nossa realidade, como no conhecido jogo Pokémon Go. 

 

Ao observar os pokémons apontando a câmera do smartphone para uma paisagem real, elementos virtuais são inseridos no mundo físico, além de terem a possibilidade de serem interativos. 

 

  • Realidade Mixada

 

Em uma mistura de interações reais com objetos virtuais, a realidade mixada mescla elementos da realidade virtual e da realidade aumentada. Com isso, a inteligência artificial (IA) irá armazenar dados tanto do mundo em primeira pessoa, como do mundo através de informações online.

 

  • NFTs

 

NFTs (token não fungível, em português) são uma espécie de certificado digital que define a originalidade e direito de uso de produtos virtuais vendidos no mundo físico. 

Essa certificação é estabelecida via Blockchain.

 

  • Web 3.0

 

A nomenclatura 3.0 indica uma divisão de fases para a web. A terceira fase, web 3.0, é caracterizada pela privacidade e descentralização, em que seus usuários são capazes de criar e ganhar dinheiro na internet.

 

 

 

Qual a relação entre o metaverso e o marketing digital?

 

 

Dessa forma, através de diferentes possibilidades, o metaverso permite que seus usuários possam interagir em um ambiente virtual compartilhado, podendo vivenciar diversos tipos de experiência.

 

Para as marcas, este torna-se um espaço de consumo de produtos e serviços com menores limitações e um público mais amplo. 

 

A ideia de um novo modelo de compras, em que o usuário pode realizar tudo de sua casa, até mesmo experimentar uma roupa, faz com que a realidade virtual se torne mais um setor do marketing digital.

 

A comercialização nestas lojas virtuais se dá através de moedas digitais, e aumentam-se as possibilidades de explorar novas estratégias de marketing. 

 

Novas experiências entre marcas e consumidores

 

Experiências diferenciadas da relação compra e cliente irão se destacar neste novo ambiente. Com maior liberdade e possibilidade criativa, no metaverso as experiências de compra dos usuários não possuem limites físicos. 

 

Assistindo e participando do universo, o cliente pode manter uma relação mais interativa com a marca. Assim, há diversas possibilidades de trabalhar o marketing neste ambiente. 

 

 

 

Possibilidades de cocriação 

 

 

Um dos maiores desafios do marketing digital concerne ao engajamento dos usuários com o que foi produzido e divulgado. Quanto maior a interação do público em ações que divulgam a marca, melhor as chances de retorno que se expressam nas vendas.

 

No metaverso, esta relação marca e consumidor busca ser pautada na cocriação, uma vez que a ausência de limites físicos permite uma nova experiência com os produtos. Seu consumo, utilização e compartilhamento podem ser feitos de formas mais amplas. 

 

 

 

O que esperar do marketing digital no metaverso?

 

 

Podemos traçar possibilidades do avanço do marketing digital em um cenário que tende a expandir-se rapidamente nos próximos anos. 

 

Por exemplo, sendo as vendas por redes sociais já uma realidade, o social commerce, como é conhecido, possui um grande potencial de crescimento. Tornando-se próprios marketplaces, redes sociais como Instagram e Facebook possuem diversos perfis comerciais que utilizam a plataforma para atender seus clientes virtualmente.

 

Com a implementação do método de pagamento no Whatsapp, por exemplo, não é preciso nem mesmo sair do aplicativo para realizar uma compra. Assim é a ideia do metaverso: um local virtual interativo em que o usuário pode descobrir, experimentar, comprar e mesmo consumir o produto. 

 

Pretende-se, até mesmo, emular as emoções dos usuários durante as atividades realizadas pelos avatares dentro da loja virtual, como o sentimento ao adquirir um produto desejado. 

 

 

 

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