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Funil e conversão de vendas: O que é e como estruturar

Publicado em: 25/10/2021
Funil e conversão de vendas: O que é e como estruturar
Definicão de funil de vendas- O que é e quais são as etapas

Funil e conversão de vendas: O que é e como estruturar

O funil de vendas possui várias etapas e é uma estratégia fundamental para quem deseja crescer por meio de uma estruturação. Trata-se da jornada do cliente, desde o primeiro contato do cliente até a efetivação do negócio.

O funil de vendas é um processo estratégico que possui algumas etapas. Por meio delas vemos a jornada do cliente. Esse processo é fundamental para que o seu negócio cresça e atraia novos adeptos. 

As etapas do funil de vendas facilitam a tomada de decisões e facilita a adesão de novos clientes à empresa – afinal, a estratégia que ajuda o seu negócio a transformar atrações em potenciais leads, é definitivamente o funil de vendas. 

A jornada de cada cliente não tende a ser igual, mas por certo, passarão por etapas que compõem o funil de vendas, e com isso, se aproximam da conversão final. 

Precisa construir um funil de vendas e não sabe como? Então você chegou ao lugar certo. Reunimos informações valiosas para que você termine esse artigo sem nenhuma dúvida.

Continue lendo e saiba mais. 

 

O que é funil de vendas

 

Funil de vendas é um processo estratégico. O seu conceito se dá no processo de fechamento de um negócio. 

Trata-se da jornada do cliente, desde o momento da atração e captação, até a possível conversão final. Exemplo: Através do meu site, construo uma prospecção com anúncios, indicações e materiais atrativos; após isso construo uma gestão de oportunidades através de uma negociação com meu possível futuro cliente; logo depois fechamos negócio. 

O funil de vendas acompanha o cliente desde os primeiros momentos, desde o primeiro contato com o seu produto.

Através do seu funil de vendas, inclusive, será possível descobrir como está a sua conversão de leads e em qual etapa você está perdendo potenciais vendas. 

 

Etapas do funil de vendas

 

O funil de vendas é segmentado em etapas. Por meio delas podemos auxiliar o cliente exatamente com o que ele precisa no momento. O funil de vendas é dividido em três etapas principais. São elas: topo, meio e fundo. 

  • Topo de Funil

O topo de funil é a etapa de atração. Aqui você qualifica o seu cliente através de ações de Marketing. 

  • Meio de Funil

O meio de funil transforma os leads em oportunidades. Essa etapa é conhecida, também, como processo de negociação. Aqui você precisa descobrir quais são as necessidades do seu futuro cliente e quanto ele está disposto a investir. 

  • Fundo de Funil

O fundo de funil é a etapa em que você transforma suas oportunidades em vendas. Aqui você realiza a conversão final. Sua equipe precisa provar o valor do seu negócio e fidelizar o cliente em questão.

 

Vantagens do funil de vendas

 

Um funil de vendas bem-feito pode potencializar, e muito, as oportunidades para o seu negócio. E o melhor, isso pode ser feito em um período curto de tempo.

O funil de vendas permite a análise do processo, trazendo para a empresa dados relevantes para melhorar o desenvolvimento das etapas.

Dentre as vantagens, também podemos ver a melhoria do relacionamento cliente-empresa – afinal, as etapas permitem que a relação se estreite e dessa maneira, se construa a confiança. 

Através do funil de vendas a empresa em questão poderá ter previsão de resultados, o que trará informações suficientes para melhorias nas campanhas de marketing geradas pelo negócio. 

 

Como construir um funil de vendas

 

Vamos te ajudar a construir o seu funil de vendas através de quatro passos essenciais para a ação. Siga o passo a passo.

1.Determine o seu topo de funil

Você precisa encorajar o seu cliente a entrar no seu funil, ou seja, planeje bem as suas campanhas de marketing digital e conte com uma equipe capacitada para exercer a função. Você precisa focar na atração, em como atrair potenciais leads para o seu negócio. Use os gatilhos mentais como iscas digitais. 

2. Mova os clientes no tempo certo. Sem pressa. 

Tome muito cuidado para que seus clientes não voltem etapas do seu funil. Para isso, mova-os com cautela e não os sobrecarregue de informações. Informações de mais ou de menos podem ser prejudiciais, por isso, trabalhe por meio de uma estratégia bem construída. 

3.Estude bem o seu público

Dessa maneira, você deixará o seu funil de vendas sempre limpo, e isso é fundamental para que tudo ocorra conforme o planejado. Saiba quem é seu cliente ideal e saiba como abordá-lo. 

4. Relatórios de Desempenho 

Como já dito, o funil de vendas pode detalhar dados importantes sobre como vai as seus conversões e etapas. Para que isso funcione bem, adote ferramentas altamente tecnológicas para que seja possível acompanhar de maneira analítica o seu desempenho, como por exemplo, o estimado CRM. 

 

 

Funil e conversão de vendas: O que é e como estruturar

Como já dito, o funil de vendas é um processo estratégico que acompanha o cliente desde o primeiro contato com o seu produto até a possível conversão completa. 

Agora que você já sabe o que é e como construir o seu funil de vendas, conte com a nProjetos para tirar todos os seus projetos do papel. Possuímos uma equipe qualificada para te auxiliar em cada processo do seu negócio. 

 

 

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